28 março 2008

Aluna que agrediu professora em plena sala de aula.


Entre berros, empurrões, sonoras gargalhadas, insobordinação, falta de respeito e comentários irónicos esteve sujeita uma professora em pleno exercício das suas funções. O motivo do confronto que descamba na disputa física é um telemóvel que é como toda a gente sabe, proibido na sala de aula. A atitude desta aluna é sem dúvida absolutamente reprovável e mediocre pelo que deverá ser punida severamente pelos seus actos. Entre ensino e educação existem grandes diferenças que as famílias teimam em confundir. Parece que as famílias passaram a exigir que a escola, através dos professores, cumpra uma dupla função: a do ensino e o da educação.Ou seja: os professores terão de saber transmitir os conhecimentos integradores das suas disciplinas e, cumulativamente deverão fazer aquilo que os pais não fazem em casa que é educar. Quando os professores informam as famílias da falta de educação, da falta de regras, de valores, as famílias respondem: " mas por é que os professores não os ensinam?" Evitando a palavra correcta "educar".
Pede-se aos professores aquilo que eles não podem nem são obrigados a dar, que é dar educação aos alunos.
As frustações das famílias médias portuguesas, tais como: a falta de tempo para os acompanhar, a escassez de dinheiro, o acanhamento das casa, o anonimato das vidas, a ausência de horizontes de futuro,outras misérias, etc, são para eles transferidos com a maior das facilidades. Não se pára um só momento para pensar que um país sem professores motivados é um país desnorteado. O drama poderia ser um pouco mais atenuado através do poder de direcção de uma tutela governamental esclarecida, competente, atenta e responsável. A digníssima Ministra Maria de Lurdes Rodrigues gozará, nestes últimos 50 anos, da duvidosa auréola de ter contribuído para a maior perseguição, para a montaria mais cruel, para a exautoração mais canhestra que algum governo ou poder moveu aos professores portugueses, desde a implantação do Liberalismo em Portugal.Parabéns Sr. Ministra pela sua incompetência.
E o resultado aí está: violência nas escolas, desautorização de professores, desrespeito pelos mais velhos,enfim até a ideia deturpada que tudo se consegue sem esforço. Daqui a uns anos cá estaremos para ver...

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести фильмы
для сайта nitalis29.blogspot.com

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha