Novo Programa de Matemática
Mais uma sessão na Oficina de Formação.
O reajustamento no programa de Matemática dá enface à articulação entre os ciclos e entre os conteúdos.
Pretende-se que os alunos memorizem a tabuada, desenvolvam o cálculo, mental e escrito, com justificação e com espírito crítico em relação ao resultado obtido. Fazer conexões e investigar regularidades, parece-me que são outros dos objectivos contemplados no novo programa.Os alunos têm que perceber que a Matemática também teve uma vida atribulada e histórica, tendo tido o contributo de muitos investigadores matemáticos importantes para a sua evolução.Apela ao que eu tenho vindo sempre a defender: PEDAGOGIA DIFERENCIADA NA AULA DE MATEMÁTICA, devendo-se portanto, reajustar o tipo de tarefa aos alunos de acordo com o seu tipo de dificuldade.
Parece-me que este reajustamento é um passo em frente para a melhoria dos resultados nesta disciplina.
Sabemos todos que a Matemática tem sido muito maltratada e é conhecida como o " Bicho papão " dos alunos. Alguns pais ainda dizem " Eu já não era bom a Matemática " como que o insucesso da disciplina se transmitisse de pais para filhos.
O tratamento estanque dos conteúdos também tem sido outro obstáculo. Os alunos também têm dificuldade em fazer abstracções para realizar as tais conexões necessárias. Em Matemática, como em outras disciplinas é importante a memorização que também ela deve ser treinada nos alunos.
No entanto penso que não é suficiente fazer só reajustamentos de programas, há que fazer reajustes na própria sociedade, para que a escola acompanhe o desenvolvimento da tecnologia e evolua em paralelo só assim haverá sucesso.
Um comentário:
Olá mãe. Em primeiro lugar quero-te dar os parabéns pelo blog, está muito completo e muito bonito. Relativamente ao novo programa de matemática acho muito bem porque fazer conexões e investigar regularidades é importante para que eles entendam o que estão a estudar e também o porquê de estudarem essa tal matéria ou esse tal conteúdo. Interligar o programa com outros conteúdos parece-me uma boa maneira de enriquecer o aluno culturalmente e também prepará-lo para qualquer obstáculo que venha a surgir no futuro. Quanto à pedagogia diferenciada na aula de matemática acho muito bem porque temos que admitir que os alunos não são todos iguais.. uns têm mais facilidade de raciocinio e outros menos. Portanto é importante ajudar os que mais necessitam de forma diferente dos que têm mais facilidade para que estes consigam chegar, um dia, ao mesmo nível que os outros.. porque na verdade se estudarmos e praticarmos bastante por mais que sejam as nossas dificuldades conseguiremos alcançar todos os objectivos e portanto resolver qualquer problema que nos surja num futuro que se aproxima cada vez mais e a passos largos.
Muitos beijinhos da tua filha que se orgulha muito da mãe que tem.
Rita
Postar um comentário