11 novembro 2014

A ÉTICA NA EDUCAÇÃO

Numa escola em permanente mudança que sofre constantes influências, a principal dificuldade com que se confronta o professor no seu quotidiano é de facto o saber que valores promover nos seus alunos. Por outro lado as regras éticas estão constantemente em mudança, o que leva a um maior nível de incerteza sobre o que é bem e o que é mal, ou seja, o que era bem visto há uns anos atrás, hoje não é aceitável.
Hoje a escola está a dar menos importância à construção moral e à educação ética, valorizando mais a parte curricular. É na escola que se refletem as atitudes que na sua essência correspondem a formas de se comportar perante situações específicas e que acabam por se refletir na sociedade. É assim urgente promover atitudes e valores e isso o professor através das suas atitudes, a sua postura e nos valores dos quais acredita, tem um papel fundamental na formação ética e moral dos seus alunos.
Neste contexto há necessidade de estabelecer a diferença entre ética e moral, sendo que a moral articula-se com a ética e dela não pode ser dissociada. Moral é o conjunto de normas práticas que regulam o comportamento do homem em sociedade e essas normas são adquiridas pela educação. Relaciona-se com comportamentos concretos de índole particular, enquanto que ética diz respeito ao princípio normativo daqueles comportamentos. Ética define teoricamente um conjunto de valores que orientam o comportamento da pessoa em relação aos outros na sociedade em que vive, contribuindo para o bem estar social, ou seja, a forma como a pessoa se deve comportar no seu meio social. A ética Ética diz respeito, não ao ser ou ao fazer, mas sim ao deve ser. Constitui-se um dos temas transversais propostos nos parâmetros curriculares nacionais de todas as disciplinas do ensino básico.Neste sentido a ética é uma aprendizagem que resulta em aprender a resolver eventuais conflitos por meio do diálogo, ser solidário para com o próximo, ser frontal, saber ouvir e respeitar os outros. assim, a ética é determinar o que é correto tanto para a pessoa como para a sociedade.
assim, fortaleceu-se o argumento de que a relação entre a ética e a educação são importantes para a formação moral, intelectual dos alunos.A ética inserida na educação desenvolve nos alunos a capacidade de estabelecer relações entre esses conhecimentos e habilidades, orientando-o para a prática da cidadania. A escola torna-se assim, um lugar ideal para o exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha