14 dezembro 2014

A VIDA DE CHARLES DARWIN

Charles Darwin nasceu em Inglaterra em 1809 sendo o quinto dos seis filhos. A sua mãe morreu quando ele tinha oito anos. Com dezesseis anos, Darwin deixou Sherewsbury para estudar medicina na Universidade de Edinburgh. Repelido pelas práticas cirúrgicas sem anestesia (ainda desconhecida na época), Darwin parte para a Universidade de Cambridge, com o objetivo (imposto pelo seu pai) de se  tornar clérigo da Igreja da Inglaterra.
A vida religiosa não agrada a Darwin, e em 1831 aceita o convite para se tornar membro de uma expedição científica a bordo do navio Beagle. Assim, Darwin passa cinco anos navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul. Durante este período, o Beagle aportou em quase todos os continentes e ilhas maiores à medida que contornava o mundo, inclusive no Brasil. Um dos marcos mais importantes da sua história foi esta viagem na qual visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida destes. Darwin fora chamado para exercer as funções de geólogo, botânico, zoologista e homem de ciência. Esta viagem foi uma preparação fundamental para a sua vida subseqüente de pesquisador e escritor. 
Em qualquer lugar Darwin reunia grandes coleções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos) enviadas à sua pátria. Imediatamente, após seu regresso à Inglaterra, Darwin iniciou um caderno de notas sobre a evolução, reunindo dados sobre a variação das espécies, dando assim os primeiros passos para a Origem das Espécies. No começo, o grande enigma era explicar o aparecimento e o desaparecimento das espécies.O tão conhecido naturalista  foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução
No livro Origem das Espécies, Darwin defende duas teorias principais:
- a da evolução biológica - todas as espécies de plantas e animais que vivem hoje descendem de formas mais primitivas
- e a de que esta evolução ocorre por "seleção natural". 
Os princípios básicos da teoria sobre a evolução de Charles Darwin, apresentados na Origem das Espécies, são quase que universalmente aceites no mundo científico; embora existam controvérsias em torno deles.
pesquisa realizada em:
http://www.dw.de/1859-darwin-publica-teoria-da-evolu%C3%A7%C3%A3o/a-335433

Nenhum comentário:

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha