08 dezembro 2014

O SABOR DO SILÊNCIO

O silêncio é a ausência de qualquer barulho proporcionando paz , harmonia e tranquilidade interior que nos deixa ouvir os sons interiores da nossa alma.
É através do silêncio que temos oportunidade de meditar, sentir e refletir sobre sonhos e ideias além de que a ausência de som por si só proporciona-nos paz e a tranquilidade necessária para ordenar ideias, sentimentos e projetos. Também é no silêncio que a nossa mente vagueia por qualquer lugar, planeando e  fantasiando.
Em diversas situações as palavras não dizem tanto como alguns momentos de silêncio, é assim necessário por vezes silenciar deixando o silêncio evadir o nosso ser.

No dia a dia a maior parte das pessoas tem uma vida agitada e não se apercebem que o silêncio é tão importante como a palavra, além de lhes proporcionar fantasiar, sonhar... o silêncio dá-lhes o poder de estarem melhor com eles próprios e assim chegar aos outros, sendo que o barulho generalizado  impede de o fazer. Através do silêncio reparamos nas coisas mais simples, valorizamos a beleza natural, ouvimos os belos sons. Todavia no mundo atual há alguma dificuldade em ficarmos em silêncio uma vez que vivemos submetidos a barulhos diversos no nosso quotidiano. Por outro lado quando ouvimos um som somos remetidos para ideias, pensamentos, memórias, sentimentos, emoções, suposições, o que não nos facilita o refúgio para o silêncio. Mesmo em silêncio o pensamento não pára e a tendência é para pensarmos no que passou ou no que se irá passar e muito pouco no momento presente que é o momento que estamos a viver. 

Nenhum comentário:

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha