12 outubro 2015

A vida após o cancro

A vida a nossa vida muda radicalmente quando nos é diagnosticado um problema de saúde grave. A fase do diagnóstico, os exames pré-operatórios, a cirurgia, os tratamentos pós-operatórios e as consultas de acompanhamento mudam a nossa forma de pensar e a nossa forma de agir e nunca mais volta a ser a mesma. Começamos a pensar que para vivermos mais  e com maior qualidade de vida temos que alterar muita coisa na nossa vida diária como por exemplo os nossos hábitos alimentares, passando a ser mais disciplinados, fazendo pesquisas e selecionando apenas os alimentos que nos protegem. Nunca antes havia tanta preocupação em conhecer os benefícios dos alimentos mais saudáveis. As idas aos supermercados são mais organizadas,  leva-se já a lista dos produtos que não podem faltar em casa como por exemplo o limão, o alho, o gengibre, a canela, o mel, as bagas de gogi, bicabornato de sódio, os vegetais , as frutas... 
Começa se o dia a agradecer a Deus por mais um dia  de vida, concentrando-nos apenas naquilo que nos faz ser felizes.
O pior são as consultas de acompanhamento e monitorização que nos põem ansiosas e espetantes desconhecendo o que nos esperam os resultados dos próximos exames. Sempre as mesmas dúvidas. Será que está tudo bem comigo? Será que o cancro voltou?Será que eu vou conseguir ultrapassar este período crítico dos 5 anos?Aprendemos a viver na incerteza no nosso futuro.
Várias vezes ao dia recorremos a Deus  e pedimos ... pedimos que nos proteja e é com o pensamento nele que vivemos com alguma esperança.
É nesta altura que reconhecemos os nossos verdadeiros amigos e aqueles que se diziam que eram e não são, desiludimos-nos com os resultados e agradece-mos a Deus pela oportunidade de sabermos que os que ficam são verdadeiros.
A vida para um doente oncológico é  um desafio que o põe à prova todos os dias que o estimula a saborear verdadeiramente todos os momentos do dia.   

Nenhum comentário:

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha