27 novembro 2014

"CLUBE DOS POETAS MORTOS"

Este filme relata a história de um professor de literatura e dos seus alunos num colégio interno marcadamente elitista e com uma disciplina muito rígida.
Contrariamente aos restantes professores, as aulas do professor Keating são dadas de forma considerada pouco vulgar no colégio, uma vez que o professor estimula nos seus alunos valores, como a liberdade de pensamento e de expressão que chocam frontalmente com os que são defendidos no colégio.
Através do lema “Carpe diem” que traduzido quer dizer "aproveita o dia" este professor leva os alunos a ganharem coragem para experimentar desafios e experiências que nunca antes ousariam enfrentar. À semelhança do que o professor Keating fizera na juventude, alguns dos seus alunos criam o “Clube dos Poetas Mortos”. Este clube reúne furtivamente à noite, numa gruta, nas imediações do colégio em que o grande tema é a poesia.
O suicídio de um jovem que foi reprimido pelo pai na sua vocação,  desencadeia uma situação de confronto entre este professor e a direcção do colégio que o acusa de instigar os seus alunos à desobediência. Esta situação resulta na expulsão do professor e  a direcção do colégio tudo faz para que tudo volte à normalidade.
Este é mais um filme que se debruça sobre o próprio processo de ensino, propondo métodos de ensino que incentivam os alunos a refletirem sobre si próprios, gerando conflitos entre professores e entre pais e filhos.A qualidade deste filme como obra cinematográfica tem um olhar sobre  as questões educativas que continuam a ser tão polémicas. 

Nenhum comentário:

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha