21 novembro 2014

O COMPROMISSO DE PORTUGAL

À semelhança de outros países, Portugal assumiu o compromisso de participar no programa da união europeia que definiu objetivos e metas para os sistemas de educação e formação até 2020.
Elevar as competências básicas e a formação dos portugueses são os objetivos centrais deste plano internacional resultando no cumprimento de 12 anos de escolaridade obrigatória e em melhores resultados de aprendizagem do ensino básico e secundário, reforçando o papel das escolas.
O Ministério da Educação propôs a cada agrupamento que até 2015 criem a sua própria estratégia de monitorização e avaliação, organizada pelos órgãos de gestão. 
As linhas orientadoras a desenvolver por Portugal e restantes países que aderiram são a melhoria das competências básicas a Língua Portuguesa e Matemática, a redução do abandono escolar, o envolvimento das escolas, das famílias, das autarquias e a monitorização e avaliação do programa.
Assim todos os países da união europeia que aderiram a este programa formularam metas educativas a atingir, quantificam e medem os níveis de aproximação a partir de indicadores específicos e vão fazer o balanço intermédio no ano de 2015 para verificar os progressos ao nível dos objetivos definidos.
Assim, para monitorizar e avaliar servem de indicadores os resultados em provas nacionais, as taxas de repetências e as taxas de desistência escolar, sendo este processo acompanhado e apoiado pelo Ministério da Educação.

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