Garantir aos alunos o domínio das competências necessárias para sua inserção no mundo do
trabalho e da cidadania é, o objetivo da educação básica. Isto implicaria que o currículo da educação básica seja construído a partir das necessidades da vida de cada aluno. Pensar a escola em termos curriculares implica rewpen sar essa lógica e procurar novas respostas na sociedade atual às questõesdefinidas no currículo, ou seja: o que se quer que se aprenda na escola? A quem? E para quê? Mas hoje não está bem claro qual é o currículo do ensino básico, será que há uma tentativa de substituir o currículo pelas metas curriculares? Entendo o currículo no ensino como algo mais sério, como o futuro que desejamos para o nosso país que e inclui as competências, os conteúdos e os valores.
Pena, este estado de coisas, porque tínhamos feito progressos notáveis nestes últimos anos e evoluímos significativamente, desde a massificação do ensino básico, ao ensino propriamente dito. No entanto com estas políticas educativas erradas e inflexivas houve uma regressão e degradação pedagógica do sistema. Mas porque é que mudam tudo? Deixem o que está bem e mudem o que está mal.
Apesar do desencanto geral, acredito que a maioria ainda acredita no sucesso da educação em portugal.
Apesar do desencanto geral, acredito que a maioria ainda acredita no sucesso da educação em portugal.
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