A cintigrafia óssea é uma sofisticada técnica de imagiologia médica que utiliza uma pequeníssima dose de uma substância química (radiofármaco), para detetar a presença de cancros, traumatismos, infeções ou outras doenças. Esta técnica analisa o esqueleto ao pormenor para detetar eventuais metásteses.
O radiofármaco utilizado neste exame, funciona como um marcador e é geralmente administrado numa veia do braço, permitindo que a substância seja transportada pela circulação sanguínea até ao órgão que se pretende visualizar, aguarda-se 1 hora até que se fixe nos ossos e faz-se uma radiografia a todo o esqueleto.
Este radiofármaco emite raios gama (semelhantes aos raios X) e são depois detetados por um equipamento especial chamado "Câmara Gama". Após esta deteção os dados obtidos são analisados por um computador que produz uma imagem do órgão que se pretende estudar.
Com esta técnica é possível verificar se o cancro se disseminou (metastizou) para outros órgãos, assim como para avaliar a eficácia de um tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário