16 novembro 2014

O QUE É A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

É um exame de diagnóstico que permite observar e estudar com grande detalhe todos os órgãos internos e os vasos sanguíneos do corpo. Este exame de diagnóstico utiliza uma tecnologia muito complexa a qual se baseia em ondas de radiofrequência num forte campo magnético obtendo-se imagens do corpo nos vários ângulos. Esta é a mais avançada tecnologia para exames de tumores,lesões cerebrais e lombares, produzindo excelentes imagens de tecidos moles e órgãos vitais.Como não são utilizadas radiações é por isso inofensivo para o organismo.Os únicos riscos conhecidos são aqueles que resultam de um campo magnético e as ondas de rádio interferirem com objetos metálicos ou eletrónicos que o paciente tenha dentro do corpo, por isso o paciente não deve levar nada quando entrar na sala de exame, apenas o fato que lhe é fornecido.
Graças à ressonância magnética, é possível detetar vários tipos de doenças e lesões de forma precisa de forma que o tratamento possa ser aplicado de forma mais eficaz possível. É um exame indolor, preciso e seguro que não utiliza radiação (rais X).
O exame é realizado com o paciente deitada e com a parte do corpo que vai ser examinada dentro de um equipamento. Durante o exame que tem a duração de 15 a 30 minutos (depende da parte do corpo que vai ser examinado), o paciente pode comunicar com os profissionais de saúde que estão atentos, através de intercomunicadores. Durante este período de tempo o paciente deve permanecer imóvel porque os movimentos podem prejudicar o exame.
Durante a recolha de imagens, o equipamento faz um ruído forte semelhante a um martelar, no entanto para minimizar este contratempo é-lhes fornecido auscultadores.

Nenhum comentário:

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha

Esta é a "Fofa", mais conhecida por Fofinha