Parece-me que estamos perante mais um caso de reforma cujo objetivo não é ir ao fundo dos problemas e mudar o essencial, mas apenas mexer para remediar. Os sistemas estão claramente desarticulados com o sistema educativo, tal como o sistema de saúde, o de reinserção social, que não trazem nenhuma mais valia significativa à vida nas escolas, situação preocupante por esta situação estar a ser posto de parte pelos nossos governantes. A realidade é que hoje os professores estão isolados uns dos outros, as escolas estão desapoiadas das redes de apoio social que deveriam ser postas em articulação instituicional permanente, assumindoum acompanhamento permanente sempre que necessário. Perante este problema social há um enorme desencanto nos professores pela falta de sintonia com o ministério da educação, porque se partiu do princípio que os únicos responsáveis pelas atuais dificuldades do sistema educativo são os professores, por serem eles os agentes mais visíveis. É um verdadeiro estado bizarro o ambiente que se vive nas escolas, porque tudo tem evoluído no sentido inverso ao que devia ser, quando se devia ter avançado com medidas que levassem a uma relação de confiança entre o ministério e os professores. É sabido que é através da educação que garantimos o desenvolvimento social, cultural e económico, mas sem educação de qualidade não há competitividade. No entanto é importante relembrar que sem professores motivados nas escolas o sistema educativo não conseguirá nunca superar este enorme desafio.
" Os professores são heróis anónimos (...) semeiam sonhos numa sociedade que perdeu a sua capacidade de sonhar."
" Os professores são heróis anónimos (...) semeiam sonhos numa sociedade que perdeu a sua capacidade de sonhar."
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