Não é possível ficar indiferente à leitura de: "Um Longo Caminho para a Liberdade" onde Nelson Mandela descreve pormenorizadamente a extraordinária história emocionante da sua vida. Conta-nos com a sinceridade que o caracterizava, a comovente e extraordinária vida de luta pela liberdade, pela derrota, pela esperança e pela vitória final. Mandela relata as passagens da sua luta constante pela liberdade, os anos dramáticos vividos na clandestinidade que o conduziram à prisão e os acontecimentos que viveu atrás das grades durante 27 anos da sua vida. Na sua vida privada, enfrentou vários dramas pessoais, mas permaneceu fiel ao dever de conduzir o seu país.
Foi na prisão em 1974 que o iniciou a escrita deste livro em segredo com o apoio dos companheiros de prisão, tendo retomado mais tarde, aquando da saída da prisão em 1990.
Um relato sincero e profundo de uma vida e de uma causa de um herói que viveu a sua vida na luta pela liberdade. Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o apartheid, sistema racista oficializado no país. Um relato emocionante e comovente de um herói com grande capacidade de perdoar, que devia ser lido obrigatoriamente por todos.
No ano de 1990 Nelson Mandela saiu serenamente da prisão a caminho da liberdade e da liderança. Faleceu em dezembro de 2013 com a sensação provável de "missão cumprida".
Nenhum comentário:
Postar um comentário